Ao abordar o ciclo de vida completo do plástico, da produção ao descarte, uma resolução da ONU, assinada em março de 2021 por 175 Estados-membros, pode representar novo impulso em direção à economia circular.
O acordo pode representar uma nova fase no setor ambiental. Para os envolvidos, este é o mais importante compromisso ambiental desde o Acordo de Paris, de 2015.
Além disso, o tratado será juridicamente vinculativo e, portanto, terá força de lei. O documento vai estabelecer obrigações legais que os Estados signatários devem seguir.
Economia Circular
A economia circular reduz o impacto no ambiente promovendo a eliminação de plásticos de uso único, como canudos, o investimento em embalagens reutilizáveis e a reciclagem, para que o material retorne à cadeia de consumo, sendo capaz de diminuir efeitos das 400 milhões de toneladas do material produzidos por ano no mundo.
Resina PCR
A AzulPack apoia a Economia Circular, através do uso de Resina PCR, uma Resina de Polietileno Alta Densidade Pós-Consumo Reciclada, mais conhecida como Resina PEAD PCR. Ela é proveniente de embalagens pós-consumo de PEAD, polímero identificado pelo símbolo 1 na categoria de plásticos, e apresenta excelentes propriedades químicas e mecânicas para diversas aplicações.
A Resina PEAD PCR é muito importante para a economia circular, já que é proveniente de produtos reciclados. Adquirindo um produto com essa Resina você está contribuindo com a Sustentabilidade e fazendo a economia girar, tanto na parte ambiental, quanto econômica, já que para que essa resina seja produzida as cooperativas de catadores de lixos estão diretamente envolvidas e é delas que saem toda a matéria-prima.